TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA

É sempre importante assinalar que na terapia de casal o “cliente” é o casal assim como na terapia de família o “cliente” é a família.

Não é objetivo desta abordagem terapêutica trabalhar dinâmicas individuais, ou seja, entrar nas dinâmicas de mundo interno de qualquer membro destes sistemas.

Sempre se trabalham as angústias e os problemas que envolvem os membros do sistema, da mesma maneira que se tem o casal ou a família como sistemas com potencial de soluções e como agentes de mudanças.

A postura do terapeuta é olhar menos para o conflito e mais para as possibilidades interativas em busca de soluções. Ele deve procurar não pensar tanto no problema e nas dificuldades e sim buscar mais recursos e possibilidades de mudanças.

A família ou casal não são vistos então como problemas, e sim como agentes de mudança e responsáveis pela solução.

 

Quando a Terapia de Casal ou família é indicada

Este tipo de terapia é indicada quando trazem como queixa, problemas nas relações deles. Problemas que não conseguem resolver sozinhos, e que estão comprometendo que caminhem na vida, compartilhando o cotidiano de uma maneira saudável e sem muitos conflitos.

Geralmente as queixas são dificuldades de comunicação e de negociações e precisam ajuda para que possam refletir, avaliar, propor mudanças e resolver os problemas que aparecem em suas vidas.

No caso de casais, estas angústias podem ser relacionadas aos seus vínculos amorosos ou outros aspectos ligados a situações de vida.

Muitas vezes nas famílias estes problemas podem estar ligados a como administrar os bens materiais, à religião, às escolhas de lazer e tempo livre, à dependências de drogas e álcool, à educação dos filhos etc.

Este tipo de terapia também é indicado quando um dos membros da família é o portador dos sintomas, de doenças físicas ou emocionais, algumas vezes exacerbados em conseqüência da própria dinâmica da família. Uma criança pode apresentar um problema de comportamento, de dificuldades escolares, doenças, etc., mas estes sintomas estão denunciando que algo pode estar angustiando esta família.

Quando recebemos o encaminhamento de uma família, com um dos membros deficiente mental, toda a família é afetada por isto e o nosso trabalho é buscar suas potencialidades para lidar com este fato ao invés de reforçar esta deficiência como um problema.

Um critério fundamental que devemos levar em conta, quando tratamos de Terapia de Casal e Família, é como o cliente vem buscar ajuda. Sempre que alguém (uma mãe, um marido etc..) consulta, para procurar ajuda para outra pessoa é indicação de terapia de Casal ou Familia.

Por ex. Uma mãe que procura terapia para um filho com problemas ou uma esposa que pede ajuda para a relação com o marido, ou uma mãe que procura terapia por causa da relação conflituosa entre os filhos e marido etc… Geralmente um dos membros do sistema percebe que precisam de ajuda e busca uma terapia.

Vamos ver exemplos de algumas queixas que aparecem em um casal e que pode ser útil uma indicação para a Terapia de Casal.

1-       Ciúmes

2-       Infidelidade

3-       Decepções e Desencantos

4-       Dificuldade em negociar e entrar em acordos.

5-       Brigas constantes

6-       Falta de dialogo franco e sincero

7-       Doenças

8-       Adoção

9-       Violência no casal

10-    Empobrecimento da vida conjugal (sexual, …)

11-    Conflito de papéis

12-    Dinheiro

13-    Ter filhos?

14-    Filhos de relações  anteriores

15-    Pendências de relações anteriores

16-    Drogas/álcool

17-    Diferença de idade

18-    Competição

19-    Outros

Exemplos de queixas de famílias que podem ou devem ser indicadas para Terapia de Familia:

1-       Dificuldade em negociar e entrar em acordos

2-       Brigas constantes

3-       Falta de dialogo

4-       Doenças e morte na família

5-       Mudança de ciclo de vida

6-       Perda de emprego, posição social e outras mudanças

7-       Adoção

8-       Violência *

9-       Empobrecimento da vida familiar

10-    Conflito de papéis

11-    Dinheiro

12-    Educação dos filhos e gestão dos bens da família

13-    Recasamento

14-    Drogas/álcool

15-    Outros

* Em caso de abuso não se indica terapia da vítima e autor de violência juntos.

 

Estágio em Terapia de Família e Casal no CPA da Unip

O nosso atendimento e feito em equipe segundo o modelo de atendimento da Escola de Milão, outras vezes usamos o modelo de Equipe Reflexiva que foi criado por outro terapeuta sistêmico chamado Tom Ardersen e agregamos também o modelo segundo a Análise Psicodramática.

A sessão é feita geralmente na sala de espelho, tendo uma dupla de terapeutas, chamada dupla de campo, e os outros alunos ficam acompanhando atrás do espelho. A participação deles segue um procedimento previamente aprendido e combinado.

Depois de terem tido um conteúdo teórico e prático adequado os alunos passam a assumir em duplas, trios ou grupos maiores as famílias encaminhadas em horários independentes da presença da supervisora.

Os alunos aprendem a fazer contratos com a família sobre o funcionamento do grupo, horários, nº de sessões etc.

Aprendem a ouvir, perguntar e ressignificar a queixa e o encaminhamento para avaliar se este sistema está indicado para este tipo de atendimento.

Fazem um processo de avaliação da dinâmica e intervenção terapêutica para que o sistema possa continuar caminhando na vida de uma maneira mais saudável.

Os alunos recebem uma base conceitual sobre o Pensamento Sistêmico e Análise Psicodramática para que possam conduzir um atendimento dentro do que é esperado e possível para o estagio.

Vivenciam e utilizam técnicas fundamentais e indicadas para este tipo de atendimento além de posturas terapêuticas e éticas.

Este estágio proporciona uma experiência no atendimento de Casal e Familia, o que os ajuda a avaliar se se identificam com este tipo de atuação profissional.

Esta é uma breve síntese sobre o conteúdo deste estágio no CPA para que possam avaliar seu encaminhamento e escolha terapêutica.

Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos

 

Maria Lúcia Mendonça Coelho

Supervisora do estágio de Atendimento a Casais e Família na Abordagem Sistêmica

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: