ÁTOMO FAMILIAR, SOCIAL E PROFISSIONAL

Maria Lucia Mendonça Coelho

Conceito 

A expressão “átomo social” significa a unidade social, não ulteriormente divisível, à qual participa um indivíduo para satisfazer as suas próprias necessidades de expansão afetiva. Cada indivíduo pode se reconhecer em um número indefinido de átomos sociais (família, trabalho, amizade…). Miríade de átomos sociais se cruzam, se interpenetram e se multiplicam no curso de uma vida. Cada um de nós é o protagonista e artífice da formação, do crescimento, da dissolução e do renascimento de todos os átomos sociais que se compõem e se desfazem no caleidoscópio do Universo humano. Da mesma maneira o átomo cultural pode ser definido como ”aquela constelação de elementos culturais presentes em um indivíduo, a qual propõe modelos de papel e contra-papel que contribuem para estruturar certo comportamento. O indivíduo tem um seu mundo de princípios, conceitos, visão do mundo, que pode ser mais ou menos coincidentes com os princípios e a ética do grupo a que pertence: é este o aspecto da personalidade estruturado no átomo social

As expressões “átomo familiar”, “átomo social” e “átomo profissional”, significam respectivamente que o sistema de referência é a família, a rede social e o papel profissional.

Como técnica, a investigação dramática do átomo social visa explorar o contexto sociométrico ao qual o indivíduo está se referindo.

A “técnica do átomo familiar” pode ser entendida como uma técnica utilizada pelo terapeuta para questionar o cliente e/ou família no papel de outros personagens. Pode ser utilizada no início da terapia para fornecer ao terapeuta  elementos da história e modelos dos personagens da referida família, assim como a própria família pode começar a se ouvir e conhecer aspectos desconhecidos de seus membros. O protagonista (cliente individual ou família) apresenta as pessoas afetivamente significativas, por uma escolha própria ou por solicitação do terapeuta. Pode ser também utilizada em vários outros momentos da terapia e trabalhos de grupo para mobilizar figuras do mundo interno ou trabalhar dinâmicas que eventualmente surjam no decorrer do processo.

Da mesma forma, na técnica do átomo social e naquela do átomo profissional, o protagonista apresenta as figuras com as quais se relaciona respectivamente no âmbito social e no ambiente de trabalho.

No dizer de Moreno:

“Apresenta-se a si mesmo de uma forma unilateral e subjetiva e apresenta diversas pessoas do seu meio unilateral e subjetivamente, e não como elas são. Representa seu pai, seu colega, seu chefe, sua mulher e qualquer outra pessoa de sua célula social, do ponto de vista de sua subjetividade”.

Estas podem ser próximas ou distantes, mortas ou vivas, do presente ou do passado e até mesmo imaginadas do futuro. Representa e revive as correntes emocionais que enchem o átomo  social (ou familiar, ou qualquer grupo de relações de um individuo). 

A quem se destina 

A toda e qualquer pessoa, profissional ou grupo, numa fase de avaliação, treinamento, avaliação de redes sociais, formação continuada, mudanças de função, desenvolvimento profissional, entre outras situações.

Como pode ser utilizado, o que inova e vantagens 

Podemos utilizar esta técnica adequando-a ao nosso foco de trabalho. Pode ser então átomo familiar, átomo social, átomo profissional, etc, dependendo de qual papel estaremos pesquisando.    

O “átomo” é um método de trabalho com focalização individual ou grupal, centrado nas relações interpessoais e interfere nelas por meio da ação. Acreditamos que o homem está no que faz, não no que oculta, e que o eu só se reconhece por meio do tu. Esta técnica (Átomo) do psicodrama estimula a espontaneidade, assim como a flexibilização de papéis, e facilita a manifestação de conflitos, afetivos e éticos, impedimentos e possibilidades de expressão. No Brasil, é também muito comum o sociodrama, variação com enfoque social utilizada em comunidades, escolas e empresas.

O “átomo” pode ser considerado inovador como técnica aplicável às dinâmicas existentes dentro das empresas.

Esta metodologia é escolhida por sua grande potencialidade e adequação para evidenciar – através da dramatização – os pontos relevantes da estrutura do grupo, assim como dos seus componentes. Deste modo, pode-se ter mais segurança para alcançar o objetivo prefixado, sem utilizar os clássicos sistemas de pesquisa baseados em entrevistas, orais ou escritas, que se tornam longas e complexas quando se deseja evitar resultados distorcidos.

Outra vantagem desta metodologia é que os participantes têm a possibilidade de compartilhar dos resultados à medida que vão sendo produzidos. Isto é devido às experiências que todos vivenciam no percurso da avaliação, as quais são retiradas espontaneamente nas conclusões e no compartilhamento.

A utilização do “átomo” por parte de um terapeuta ou por um condutor de grupo pode ser útil, entre outras coisas, como: 

  • Um recurso no processo terapêutico com família, casal e individual, para entrevistar o cliente sobre suas relações sociais, familiares, profissionais e etc e possibilitar uma reflexão e melhor percepção sobre suas redes de relacionamento.  
  • Uma técnica frequentemente utilizada em entrevistas iniciais, estudos diagnósticos (processo de seleção), avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de equipe, e intervenções temáticas dentro da empresa. 
  • Para dar ao consultor e ao participante do processo em questão uma visão global das suas relações atuais, assim como podem se ver subjetivamente através das pessoas que se relacionam com ele. 
  • Como todo individuo é foco de inúmeras atrações e repulsões, também aparece como foco de inúmeros papéis relacionados a papéis de outros indivíduos.  

Pode-se utilizar o átomo como técnica projetiva, numa avaliação psicodiagnóstica na área de recursos humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: