CONHECIMENTO E ESTRATÉGIA COMPETITIVA (Índice)

Aspectos humanos e técnicos para uma competição baseada no conhecimento

Sérgio Rodrigues

 

 

Agradecimentos

Dedico à minha querida esposa Maria Lúcia, pelo constante estímulo ao meu crescimento pessoal.

Aos meus filhos Marina e Filipe.

Agradeço à Professora Stefania Bandini pela incansável colaboração nos diferentes projetos que desenvolvemos.

 

Índice 

  1. Introdução  
  2. Três níveis de organização do conhecimento distribuido 
  3. Conceitos ligados à gestão do conhecimento 
  • Rumo à consciência do valor do conhecimento
  • Uma competição sem sentido
  • Organização, estrutura, comunidades de prática e redes de prática.
  • O conhecimento numa organização é mais limitado e mais amplo que a soma dos conhecimentos individuais.
  • Prática e Conhecimento.
  • Prática, comunidade e rede.
  • Rigidez, fluidez e prática.
  • Inovação e aprendizagem organizativa.
  • Criatividade e espontaneidade: uma visão relacional do homem. 

     4. Estruturando a empresa 

  • Considerações iniciais
  • Formalização do projeto
  • Diagnóstico    
  • Consciência e realização
  • Competências tácitas e formalizadas
  • A comunicação
  • Tecnologia da informação: informática
  • Metas e mudanças necessárias à organização

     5. Durante o desenvolvimento do projeto

  • Problemas relacionados com a geração e a rigidez/fluidez do conhecimento
  • Cursos de formação continuada e cursos temáticos

      6. Inteligência artificial

  • Introdução
  • Engenharia do conhecimento
  • Etapas da elaboração do software de AI
  • Mapeamento preliminar de fontes de informação gerais e específicas
  • Modelagem do conteúdo para elaboração de software de AI: Knowledge Acquisition KA (Aquisição de Conhecimento)
  • Modelagem do conteúdo para elaboração de software de AI: Knowledge Representation KR (Representação do Conhecimento)
  • Identificação de gestores, responsáveis pelas informações, segurança e acesso
  • Divulgação dos resultados para comunidade de usuários do projeto piloto e Avaliação do projeto piloto
  • Planejamento do ciclo de expansão do sistema
  • Comentários finais

      7. Referências bibliográficas

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